LGPD aplicada ao Marketing - Curso EAD

Governança e Compliance

LGPD aplicada ao Marketing – ONLINE AO VIVO

Curso online e ao vivo

O curso vai apresentar os aspectos mais relevantes da LGPD para empresas e profissionais da área de Direito e Marketing além de exemplos de como ela pode ser aplicada na prática.

9 horas

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Introdução

Criada em 14 de agosto de 2018 e em vigor desde 18 de setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, mais conhecida pela sigla LGPD, traz impactos importantes no dia a dia dos profissionais de marketing e empresas. Afinal, o tratamento de dados pessoais é parte fundamental das principais estratégias de marketing utilizadas na atualidade.

O objetivo deste curso é apresentar os aspectos mais relevantes da LGPD para profissionais de marketing e exemplos de como ela pode ser aplicada na prática por empresas em ações como captura de leads, campanhas de e-mail e mídia social, gestão de banco de dados de marketing, entre outros. Também pretende auxiliar aqueles que atuam ou desejam atuar como consultores em LGPD, porém não têm familiaridade com processos de marketing e buscam se aprofundar na área.

O curso traz videoaulas curtas e dinâmicas com foco na aplicação prática do conhecimento, acesso a material apostilado e exercícios para fixação do conteúdo. Ao final de cada tópico, você poderá avaliar os conhecimentos adquiridos respondendo a um rápido quiz. O certificado de conclusão será emitido pela BLB Escola de Negócios ao final do curso para o aluno que cumprir 75% de presença.

Informações

Investimento: R$ 627,00
Carga horária: 9 horas
Data: 6, 7 e 8 de julho 2022, das 19h30 às 22h30
Local: Plataforma TEAMS
Material: videoaulas, questionários de fixação e exercícios.
Formas de pagamento: boleto ou cartão de crédito em até 6 vezes.

O curso LGPD aplicada ao Marketing oferece desconto apenas para profissionais registrados na OAB. Pegue seu CUPOM aqui!

 

Confiança

A BLB Escola de Negócios é capacitadora pelo sistema CFC/CRC. Isso garante a qualidade do seu curso e reconhecimento em todos os Estados do País. Confira aqui.

Objetivo

Apresentar os conceitos-chave da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e discutir exemplos de aplicações práticas na coleta de dados pessoais para fins de marketing feito pelas empresas.

Conteúdo Programático

  • Boas-vindas do curso (qual é o objetivo, módulos, exercícios, quizzes, prova)
  • Por que proteger dados pessoais?
  • Uso de dados no marketing (Zero Price Advertising Business Model, big data, profiling, decisões automatizadas)
  • Panorama legal da proteção de dados pessoais no Brasil e no mundo
  • O que você já sabe sobre proteção de dados pessoais? – questionário base

  • Fundamentos da proteção de dados pessoais
  • Quando a lei se aplica e quando não se aplica
  • O que a LGPD entende por dado pessoal
  • Categorias especiais: dados sensíveis e dados de crianças e adolescentes
  • Anonimização e Pseudoanonimização
  • Quem é quem no tratamento de dados (titular, controlador, encarregado, autoridade nacional)
  • Os 10 princípios do tratamento de dados pessoais
  • Bases legais: as hipóteses de tratamento previstas na LGPD
  • Responsabilidades dos agentes de tratamento e direitos dos titulares
  • ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais) e as penalidades previstas na LGPD

  • Principais bases legais usadas no marketing
  • Consentimento ou legítimo interesse?
  • Consentimento granular
  • Teste de legítimo interesse (LIA – Legitimate Interest Assessment)
  • Relatório de impacto à proteção de dados (DPIA – Data Protection Impact Assessment)
  • Ciclo de vida dos dados (DLM – Data Lifecycle Management)

  • Inbound marketing
  • Gestão de bancos de dados de marketing (DBM – Database Marketing)
  • Tratamento de bases já existentes: renovação do consentimento e higienização
  • Compra, venda e compartilhamento de bases
  • Captura de leads, landing pages e formulários de cadastro
  • Campanhas de indicação e oferta de benefícios em troca de dados pessoais
  • Double opt-in (dupla confirmação), opt-out (descadastrar) e listas de supressão
  • Marketing de Relacionamento, experiência de usuário (UX) e personalização
  • E-mail marketing, SMS, chatbots e apps de mensagem (WhatsApp, Telegram)
  • Marketing de Conteúdo e prova social (depoimento de clientes)
  • Redes sociais, mídia programática e remarketing
  • Gerenciamento de cookies e pixels de rastreamento
  • Termos de uso e política de privacidade
  • Pesquisas de mercado
  • Segmentação, clusterização e scoring
  • Uso de dados pessoais públicos
  • Gerenciamento de stakeholders e leads B2B/B2G

  • Programa de adequação à LGPD
  • O papel das agências de marketing no tratamento de dados
  • O departamento de marketing no comitê de proteção de dados
  • Endomarketing e LGPD: conscientização e treinamento de equipes
  • Gestão de contratos de prestadores de serviços de marketing
  • Cláusulas contratuais e acordos de processamento de dados (Data Processing Agreements)
  • Colaboração na proteção de dados pessoais
  • Gerenciamento da segurança da informação e análise de riscos
  • Resposta a incidentes e gestão de crise

  • Expectativas para o futuro: a experiência europeia com o GDPR

Público-alvo

Advogados, profissionais da área de Direito, autônomos de marketing e comunicação, agências de marketing e comunicação, empreendedores e demais interessados no tema.

Depoimentos

O que nossos alunos estão comentando sobre este curso.

"Ótimo curso pra quem é ou não da área de marketing. Material objetivo e a instrutora é maravilhosa."

Tatiana Ribeiro

Metodologia

Nossos cursos são estruturados tendo como referência a metodologia open source “Experience Learning”, desenvolvida pela escola Perestroika.

Nesse método é valorizado o conhecimento teórico, mas é dada ênfase na experiência prática dos professores e alunos para que o conteúdo seja selecionado e ministrado de forma fácil de compreender e que realmente possa servir para o uso no dia a dia dos profissionais.

Embora este curso não conte com a interação direta de um professor, por ser da modalidade a distância, todo o conteúdo, como os testes e exercícios, foi pensado para que o aluno possa entender na prática o emprego das técnicas a que se propõe seu conteúdo.

Certificado

O curso oferece Certificado de Conclusão para alunos que completarem 100% do conteúdo programático e obtiverem pelo menos 75% de presença.

Professor

Juliana Maria de Vargas Ferreira Freire

Juliana Vargas é bacharela em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi e MBA em Digital Data Marketing pela FIAP e Data Protection Officer (DPO) certificada pelo Exin. Atua há mais de 10 anos em marketing digital em grandes empresas nacionais e organizações internacionais, como Editora Globo, UOL e British Council, onde teve contato e realizou trabalhos relacionados à norma europeia que inspirou a LGPD, conhecida como GDPR.

Coordenação:
Rodrigo Barbeti, diretor da BLB Escola de Negócios.

Tire suas dúvidas

Como funciona o curso Online e ao vivo?
Os cursos de educação a distância Online e ao vivo são realizados pela internet, por meio da plataforma Microsoft Teams, com metodologia que permite você administrar seu tempo, mobilidade e aprendizado individualmente.

Existe alguma exigência ou pré-requisito para fazer este curso?
Não há exigência de comprovação quanto ao nível de conhecimento técnico ou formação acadêmica para realizar este curso. No entanto, é importante que você verifique o conteúdo programático acima para cerificar-se de que possui o embasamento e/ou a prática ideal para o bom aproveitamento das aulas.

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Valor R$ 627,00 em até 6x de R$ 104,50.

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