Como realizar um bom processo seletivo e acertar na contratação de profissionais

Como realizar um bom processo seletivo e acertar na contratação de profissionais

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Um processo de seleção ainda é encarado como um grande desafio para os empresários. Saber encontrar a pessoa ideal para trabalhar na sua organização não é fácil. Isso requer planejamento e tempo para que a seleção tenha o resultado esperado: a contratação de funcionários qualificados.

Apesar de a crise financeira acarretar grande disponibilidade de profissionais no mercado de trabalho, isso não quer dizer que existem muitas pessoas qualificadas disponíveis, principalmente na área financeira.

Os ramos contábil, financeiro e de controladoria requerem mão de obra qualificada. Contudo, isso não é o suficiente, tendo em vista que é preciso avaliar ainda se aquele profissional se encaixa no perfil da empresa.

Este post mostrará dicas e as melhores técnicas a serem adotadas na contratação de funcionários – o grande desafio hoje para as organizações.

1. Definição do perfil para a contratação de funcionários

Para ter assertividade na contratação de um colaborador, é necessário ter em mente o que a empresa procura. Para isso, é preciso definir um perfil de candidato. E o responsável por essa definição de perfil é o gestor responsável pela área em parceria com a área de Recursos Humanos.

Para saber definir um perfil de candidato, é necessário traçar um perfil geral para trabalhar na empresa. Quais serão as atribuições específicas da vaga que está disponível? Quais competências e habilidades comportamentais se esperam do candidato a ser contratado? Quais as hard skills exigidas para tal posição? Qual a formação necessária para vaga? Isso será um requisito ou um diferencial? Quais instituições de ensino são exigidas ou recomendadas? Entre outros questionamentos.

Atualmente, uma das dificuldades encontradas durante o processo de seleção é a falta de clareza por parte do gestor em relação ao perfil desejado, o que torna ainda mais desafiadora a busca pelo profissional adequado.

Esses detalhes são uma maneira de realizar um filtro na busca do colaborador ideal para a empresa, e o momento certo para fazer isso é na triagem de currículos.

2. Anúncio da vaga em meios confiáveis

É de extrema importância definir mídias confiáveis nas quais as vagas serão anunciadas, pois isso influencia a busca por um profissional qualificado.

Por isso, é importante saber onde encontrar o candidato com o perfil desejado. Se você está procurando por um profissional mais qualificado, pode ser que o encontre no LinkedIn. Por outro lado, se está em busca de alguém que esteja iniciando no mercado de trabalho ou ainda esteja na faculdade, pode ser mais eficaz entrar em contato com as instituições de ensino.

Existem diversos sites confiáveis para busca de talentos, mas é essencial ser claro na definição do perfil desejado, pois isso facilitará as buscas.

3. Triagem de currículos

Essa etapa é essencial para trazer para a entrevista os candidatos com as competências procuradas pela empresa.

A triagem dos currículos é muito importante, pois, para a realização de um processo seletivo, demandam-se tempo e recursos. Não faz sentido trazer para a entrevista candidatos que não possuem as competências mínimas estabelecidas para assumir a vaga.

No caso do profissional da área de contabilidade e finanças, por exemplo, pode-se fazer a seguinte definição para um cargo de Analista Contábil Júnior:

  • Formação em Ciências Contábeis, Matemática, Gestão Financeira (recém-formado);
  • Inglês Intermediário;
  • Disponibilidade para início imediato.

Obviamente, outras competências poderão ser definidas pelo recrutador.

É importante ressaltar que, durante a triagem de currículos, não é viável chamar para a entrevista uma pessoa que não possui experiência anterior na área específica para um cargo de analista, o qual geralmente requer um profissional com experiência prévia na área. Ou exigir para um cargo júnior uma especialização, sendo que, para aquele cargo, normalmente se candidatarão recém-formados.

É indispensável garantir que o perfil da vaga se adeque ao perfil do candidato. Isso fará com que o rendimento esperado para aquela função seja alcançado e, da mesma forma, a vaga atenda às expectativas do candidato.

Tudo isso é fundamental, já que o sucesso na contratação e no desempenho das tarefas do novo colaborador depende tanto do recrutador/empresário como da satisfação do candidato na realização daquela função.

O momento da triagem é muito importante. Isso porque nela será realizada uma filtragem de todas as candidaturas. Mesmo no passo inicial espera-se trazer para a entrevista um candidato que, ao menos, atenda aos requisitos básicos exigidos para a vaga.

4. Processo seletivo para a contratação de funcionários

Após a triagem de currículos, finalmente chega o momento de realizar o contato presencial ou online com os candidatos.

Para essa etapa, é preciso que o recrutador/empresário planeje e elabore um cronograma para as atividades que serão desenvolvidas no momento da seleção.

É preciso observar atentamente cada candidato para conseguir identificar detalhes do seu perfil. Sabe-se que é difícil, em um único contato, ter a certeza de que aquele profissional é o que a empresa procura. Assim, é recomendado que o processo seletivo seja dividido em, pelo menos, dois dias.

A depender do tamanho da empresa, normalmente o primeiro contato é realizado com a equipe de RH. Essa é a área que analisará o comportamento dos candidatos por meio de diversas atividades, avaliando quais deles têm o perfil procurado, e também avaliará se o candidato combina com os valores e a cultura da empresa.

No segundo contato, é imprescindível que o recrutamento seja acompanhado pelo gestor da área em que o candidato selecionado trabalhará. Isso deve ser feito independentemente se a empresa possui ou não uma equipe de recrutamento disponível para realizar esse processo.

Afinal, para ter certeza de que aquela mão de obra será qualificada, é preciso que o gestor converse e verifique se o candidato possui as competências técnicas para o cargo.

Para aquelas áreas que possuem procedimentos bem específicos, é preciso verificar no momento da seleção se o candidato tem os conhecimentos mínimos necessários para assumir a vaga ofertada. Uma forma de avaliar isso é por meio de testes ou entrevista técnica com o gestor da área.

Conheça o candidato e apresente as propostas da empresa

Primeiramente, é importante que você apresente algumas informações sobre a empresa. Dentre elas: qual é o ramo de atuação e o que se espera dos profissionais que atuam nela. Além disso não se pode esquecer de abordar como são os fluxos dos processos de trabalho e os benefícios oferecidos.

É essencial que isso seja feito para que o candidato já saiba o que esperar daquela função, como é o ritmo da empresa e se os benefícios oferecidos atendem às suas expectativas. Além disso, é fundamental que o candidato se identifique com a cultura e os valores da empresa, pois isso favorecerá o bom entrosamento com o time.

Deixar claro as expectativas da empresa e o que ela pode oferecer é indispensável para que as pessoas que não se identifiquem com o perfil e com a proposta da empresa não percam seu tempo nem o do recrutador.

Afinal, um processo seletivo demanda tempo e gera custos. Uma escolha errada gera impactos lá na frente, como a desistência do candidato escolhido após a sua contratação.

Após deixar clara a proposta da empresa, abra espaço para uma apresentação ou uma conversa com os candidatos. Por meio dessa conversa, é possível ter um conhecimento um pouco mais aprofundado sobre a pessoa.

Superada essa fase, é interessante, principalmente nas áreas mais técnicas, realizar um teste prático. É por meio dele que será possível saber se o candidato possui os conhecimentos mínimos para assumir a função.

Avalie a aptidão para trabalho em equipe

Apesar de a área de atuação ser técnica, demandando lidar com números, demonstrativos e relatórios, a habilidade de saber trabalhar em equipe é fundamental. Isso porque normalmente todo o processo de uma empresa é interligado. Assim, é preciso que aquela pessoa saiba se relacionar.

Desse modo, recomenda-se aplicar um teste de interação entre os candidatos e avaliar como eles se saem. Saber lidar com situações que envolvam mais pessoas é fundamental.

Imagine se um dia a empresa for apresentar uma proposta para um cliente. Como seria o desempenho do funcionário em uma reunião de negócios? Ele saberia se comunicar? É um erro para os profissionais da área de exatas imaginar que somente o conhecimento é importante. É preciso ter a habilidade de se socializar e escutar propostas dos colegas.

Simule situações práticas da empresa

Aplicar uma situação prática que é recorrente na empresa ou até mesmo uma tarefa que foi considerada um desafio na organização é muito interessante para avaliar o comportamento e as ações dos candidatos.

Saber se o candidato agirá da forma como a empresa espera para solucionar aquela situação é uma ótima estratégia para a contratação de funcionários.

Com isso, será possível perceber se a forma que ele lidará com a situação prática está dentro dos procedimentos esperados pela empresa. Essa é uma ótima forma de avaliar o perfil dos candidatos.

Promova uma conversa com o gestor

Para finalizar o processo de contratação de funcionários, é imprescindível que o candidato converse com o gestor, de preferência o gerente da área em que o profissional trabalhará. O gestor precisa conhecer o futuro colaborador.

Evidentemente, após ter realizado o filtro inicial na seleção, espera-se ter encontrado os candidatos que se encaixam no perfil geral da empresa. Mas, para trabalhar naquela área específica, somente o gestor que vivencia o dia a dia no setor poderá dizer se realmente aquele candidato irá adequar-se ao perfil da vaga ou não.

5. Avaliação durante o período de experiência

O processo para ter um profissional qualificado para assumir a função disponível na empresa não acaba no processo seletivo. Por isso existe o período de experiência.

A transparência é essencial nesse momento. É preciso que fique claro qual é o ritmo da empresa, quais são os seus processos, como lidar com determinadas situações. Assim, será possível observar se aquele ambiente de trabalho está atendendo às expectativas do funcionário. Bem como se as ações do novo colaborador estão atendendo às expectativas do gestor.

É preciso analisar se o funcionário está se adaptando e se o treinamento oferecido – e precisa ser oferecido – é suficiente para ajudá-lo a desenvolver as habilidades necessárias para cumprir suas obrigações.

O período de experiência serve exatamente para a adaptação entre o colaborador e a empresa. No caso de o candidato selecionado não atender às expectativas da empresa, essa situação será percebida a tempo, pois os custos com um desligamento são altos após a contratação definitiva.

Identificar um profissional qualificado e que esteja dentro do perfil da empresa é um desafio. Principalmente na área financeira, que requer um cuidado na seleção desses profissionais.

Trabalhar com a vida financeira de uma organização não é uma tarefa simples. Contudo, ao realizar um processo de seleção, definir um filtro e manter uma comunicação aberta são grandes passos para superar esse desafio.

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