Mais energia, novas ideias, vontade de trabalhar. Essas são algumas das características que enxergamos nos jovens profissionais e nos trainees. Tê-los nas empresas pode melhorar muito a forma como o trabalho se desenvolve, e tê-los inseridos em um projeto específico, faz extrair o máximo de seus potenciais.
Os programas de trainee demonstram a preocupação de uma empresa em estar sempre atualizada a novas visões e inovações. Mas é fundamental que esses projetos sejam bem estruturados para que o retorno à empresa seja positivo.
A contratação de trainees se tornou uma estratégia essencial para as empresas. Essa abordagem vai além de simplesmente preencher uma vaga; é um investimento no futuro da organização e na construção de uma vantagem competitiva sustentável.
Ao contratar trainees, as empresas têm a oportunidade de identificar e desenvolver talentos desde o início de suas carreiras. As empresas podem moldar e orientar esses indivíduos para atender às suas necessidades e expectativas específicas. Esse investimento tem como objeto a formação de uma base sólida de funcionários qualificados, que estão alinhados com a cultura e os valores da organização.
Você sabe qual é diferença entre trainee e estagiário?
As duas funções são bem distintas, embora ambas estejam focadas no jovem trabalhador, aquele que está iniciando suas atividades profissionais. A diferença principal está relacionada aos objetivos de cada função.
Enquanto o estagiário tem como principal função aplicar seus conhecimentos recém-aprendidos na faculdade, os trainees estão na empresa para seguirem carreira, dessa forma, estão sendo preparados para assumirem cargos de liderança no futuro.
A diferença principal é que o estagiário ainda está cursando uma graduação relacionada ao trabalho que executa na empresa. Para que um trainee seja contratado é necessário que ele tenha concluído, em geral recentemente, a graduação ou estar cursando os últimos anos.
Explicando o conceito geral de Trainee
Na década de 1990 surgiram os primeiros programas de trainees no Brasil. Seu início ocorreu como uma espécie de evolução do estágio, em que as empresas começaram a escolher profissionais que haviam recém concluído a universidade e que possuíam características que possibilitavam assumir futuramente cargos estratégicos e de liderança.
Partindo desse princípio, o jovem que sai da universidade, contratado pela empresa que irá treiná-lo para que ele ocupe no futuro uma posição estratégica ou de liderança dentro dessa companhia, é chamado de trainee.
Embora o perfil de um trainee possa variar de acordo com o formato da empresa que irá contratá-lo, podemos traçar uma descrição básica de suas características principais ou pré-requisitos básicos. Na maioria das vezes ele é jovem, entre os 22 e 30 anos, possui boa comunicação, proatividade e habilidades para trabalhar em equipe, além de se manter constantemente atualizado.
Por que ter um programa de trainee na sua empresa?
Os trainees de hoje serão os futuros líderes e gestores de amanhã. Uma empresa que possui um programa de trainee é uma empresa que se preocupa com o seu futuro, uma vez que seus frutos serão colhidos em um período de médio a longo prazo.
Cada empresa possui uma cultura, valores e forma de trabalhar distintas. Quando um colaborador recém-formado é contratado dentro de um programa de trainee, ele seguirá todos esses conceitos específicos desde o início.
Buscar no mercado um profissional para cargos superiores, com histórias e experiências diferentes, tem suas vantagens, mas ele não terá um conhecimento completo sobre a cultura organizacional, em comparação com um funcionário que está na empresa há algum tempo e já conhece e pratica os valores.
Assim, vemos a vantagem de treinar, capacitar e desenvolver um profissional desde o início, para que futuramente o mesmo ocupe posições de liderança e apoie no desenvolvimento de outros trainees.
Outras vantagens do programa de trainee para as empresas
- Troca mutua de experiências;
- Capacitação de talentos promissores;
- Aumento da motivação e engajamento;
- Novas perspectivas.
E as vantagens para os profissionais?
Para os profissionais recém-formados, listamos também aqui os benefícios de entrar em um programa de trainee:
- Desenvolvimento acelerado;
- Aperfeiçoamento profissional com experiências práticas;
- Desenvolvimento de competências;
- Mentoria e orientação;
- Possibilidade de crescimento.
Como funciona um processo de Trainee?
Para descobrir se o jovem se enquadra no perfil desejado pela empresa é realizado um processo seletivo, no qual ele passa por várias etapas, incluindo provas e entrevistas para depois ser contratado ou não pela companhia.
Assim como o perfil do trainee apresenta certas diferenças, de acordo com cada empresa, o processo ou programa de contratação também tem variações conforme as necessidades da companhia.
Algumas etapas comuns estão inseridas na maioria dos processos seletivos das empresas, podendo ter sua ordem diferente de acordo com o projeto específico. Podemos citar:
- inscrição;
- prova escrita;
- entrevista;
- teste comportamental;
- apresentação de case.
Conheça o programa Trainee BLB
A BLB Auditores e Consultores é uma empresa que acredita na juventude como meio de estar sempre atualizada e preparada para um futuro promissor. A valorização do profissional e a potencialização das suas melhores qualidades para que alcancem um resultado positivo em seus trabalhos são dois dos propósitos da empresa.
O programa Trainee BLB acontece anualmente desde 2007 e tem como principal objetivo preparar uma geração nova de líderes que possibilitem a secularidade da empresa.
Esses jovens, selecionados para atuar na Auditoria Independente e na Consultoria Tributária, devem estar cursando Contabilidade, Direito ou Engenharia, possuir domínio do pacote Office, ter facilidade para se comunicar, trabalhar em equipe e demonstrar força de vontade para aprender e se desenvolver.
Você tem interesse em outros assuntos da área de gestão? Então não perca o artigo Plano de Carreira e Participação nos Lucros e Resultados incentivam colaboradores.