LGPD aplicada ao Marketing - Curso EAD

Governança e Compliance

LGPD aplicada ao Marketing

EAD

O curso vai apresentar os aspectos mais relevantes da LGPD para empresas e profissionais de marketing além de exemplos de como ela pode ser aplicada na prática.

18 vídeos

9 provas

6 textos

9 horas

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Introdução

Criada em 14 de agosto de 2018 e em vigor desde 18 de setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, mais conhecida pela sigla LGPD, traz impactos importantes no dia a dia dos profissionais de marketing e empresas. Afinal, o tratamento de dados pessoais é parte fundamental das principais estratégias de marketing utilizadas na atualidade.

O objetivo deste curso é apresentar os aspectos mais relevantes da LGPD para profissionais de marketing e exemplos de como ela pode ser aplicada na prática por empresas em ações como captura de leads, campanhas de e-mail e mídia social, gestão de banco de dados de marketing, entre outros. Também pretende auxiliar aqueles que atuam ou desejam atuar como consultores em LGPD, porém não têm familiaridade com processos de marketing e buscam se aprofundar na área.

O curso traz videoaulas curtas e dinâmicas com foco na aplicação prática do conhecimento, acesso a material apostilado e exercícios para fixação do conteúdo. Ao final de cada tópico, você poderá avaliar os conhecimentos adquiridos respondendo a um rápido quiz. O certificado de conclusão será emitido pela BLB Escola de Negócios assim que você assistir a 100% das aulas e fizer todas as atividades propostas, incluindo a prova final, em que é preciso acertar pelo menos 75% das questões.

Informações

Prazo de acesso: 180 dias
Carga horária: 09 horas
Material: videoaulas, questionários de fixação e avaliação final.
Formas de pagamento: boleto ou cartão de crédito em até 6 vezes.
Fórum de dúvidas: aberto. Você poderá discutir e esclarecer dúvidas a respeito do curso com os seus colegas de curso.
Plantão de dúvidas: questões relacionadas ao curso podem ser tiradas via e-mail por 90 dias após a confirmação de aquisição do curso.

O curso LGPD aplicada ao Marketing não oferece desconto para profissionais registrados nos CRCs e OAB.

Investimento: R$ 570,90 em até 6x de R$ 95,00.

Confiança

A BLB Escola de Negócios é capacitadora pelo sistema CFC/CRC. Isso garante a qualidade do seu curso e reconhecimento em todos os Estados do País.

 

Garantia

Você compra o curso, acessa imediatamente e experimenta por 15 dias. Se dentro desse prazo você achar que ele não entrega o que oferecemos, você pode pedir seu investimento de volta. Simples assim: ou você fica feliz com a experiência do nosso curso ou devolvemos seu dinheiro. A devolução ocorre em até 15 dias após a solicitação.

Objetivo

Apresentar os conceitos-chave da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e discutir exemplos de aplicações práticas na coleta de dados pessoais para fins de marketing feito pelas empresas.

Conteúdo Programático

  • Boas-vindas do curso (qual é o objetivo, módulos, exercícios, quizzes, prova)
  • Por que proteger dados pessoais?
  • Uso de dados no marketing (Zero Price Advertising Business Model, big data, profiling, decisões automatizadas)
  • Panorama legal da proteção de dados pessoais no Brasil e no mundo
  • O que você já sabe sobre proteção de dados pessoais? – questionário base

  • Fundamentos da proteção de dados pessoais
  • Quando a lei se aplica e quando não se aplica
  • O que a LGPD entende por dado pessoal
  • Categorias especiais: dados sensíveis e dados de crianças e adolescentes
  • Anonimização e Pseudoanonimização
  • Quem é quem no tratamento de dados (titular, controlador, encarregado, autoridade nacional)
  • Os 10 princípios do tratamento de dados pessoais
  • Bases legais: as hipóteses de tratamento previstas na LGPD
  • Responsabilidades dos agentes de tratamento e direitos dos titulares
  • ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais) e as penalidades previstas na LGPD

  • Principais bases legais usadas no marketing
  • Consentimento ou legítimo interesse?
  • Consentimento granular
  • Teste de legítimo interesse (LIA – Legitimate Interest Assessment)
  • Relatório de impacto à proteção de dados (DPIA – Data Protection Impact Assessment)
  • Ciclo de vida dos dados (DLM – Data Lifecycle Management)

  • Inbound marketing
  • Gestão de bancos de dados de marketing (DBM – Database Marketing)
  • Tratamento de bases já existentes: renovação do consentimento e higienização
  • Compra, venda e compartilhamento de bases
  • Captura de leads, landing pages e formulários de cadastro
  • Campanhas de indicação e oferta de benefícios em troca de dados pessoais
  • Double opt-in (dupla confirmação), opt-out (descadastrar) e listas de supressão
  • Marketing de Relacionamento, experiência de usuário (UX) e personalização
  • E-mail marketing, SMS, chatbots e apps de mensagem (WhatsApp, Telegram)
  • Marketing de Conteúdo e prova social (depoimento de clientes)
  • Redes sociais, mídia programática e remarketing
  • Gerenciamento de cookies e pixels de rastreamento
  • Termos de uso e política de privacidade
  • Pesquisas de mercado
  • Segmentação, clusterização e scoring
  • Uso de dados pessoais públicos
  • Gerenciamento de stakeholders e leads B2B/B2G

  • Programa de adequação à LGPD
  • O papel das agências de marketing no tratamento de dados
  • O departamento de marketing no comitê de proteção de dados
  • Endomarketing e LGPD: conscientização e treinamento de equipes
  • Gestão de contratos de prestadores de serviços de marketing
  • Cláusulas contratuais e acordos de processamento de dados (Data Processing Agreements)
  • Colaboração na proteção de dados pessoais
  • Gerenciamento da segurança da informação e análise de riscos
  • Resposta a incidentes e gestão de crise

  • Expectativas para o futuro: a experiência europeia com o GDPR

Público-alvo

Profissionais autônomos de marketing e comunicação, agências de marketing e comunicação, empreendedores e demais interessados no tema.

Depoimentos

O que nossos alunos estão comentando sobre este curso.

"Ótimo curso pra quem é ou não da área de marketing. Material objetivo e a instrutora é maravilhosa."

Tatiana Ribeiro

Metodologia

Nossos cursos são estruturados tendo como referência a metodologia open source “Experience Learning”, desenvolvida pela escola Perestroika.

Nesse método é valorizado o conhecimento teórico, mas é dada ênfase na experiência prática dos professores e alunos para que o conteúdo seja selecionado e ministrado de forma fácil de compreender e que realmente possa servir para o uso no dia a dia dos profissionais.

Embora este curso não conte com a interação direta de um professor, por ser da modalidade a distância, todo o conteúdo, como os testes e exercícios, foi pensado para que o aluno possa entender na prática o emprego das técnicas a que se propõe seu conteúdo.

Certificado

O curso oferece Certificado de Conclusão para alunos que completarem 100% do conteúdo programático e obtiverem pelo menos 75% de pontuação na prova final.

Professor

Juliana Maria de Vargas Ferreira Freire

Juliana Vargas é bacharela em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi e MBA em Digital Data Marketing pela FIAP e Data Protection Officer (DPO) certificada pelo Exin. Atua há mais de 10 anos em marketing digital em grandes empresas nacionais e organizações internacionais, como Editora Globo, UOL e British Council, onde teve contato e realizou trabalhos relacionados à norma europeia que inspirou a LGPD, conhecida como GDPR.

Coordenação:
Rodrigo Barbeti, diretor da BLB Escola de Negócios.

Tire suas dúvidas

Como funciona o curso EAD?
Os cursos de Educação a distância – EAD são realizados pela internet, por meio da nossa plataforma de ensido, com metodologia que permite você administrar seu tempo, mobilidade e aprendizado individualmente. A plataforma é intuitiva e interativa, de modo a facilitar o uso pelos alunos.

Existe alguma exigência ou pré-requisito para fazer este curso?
Não há exigência de comprovação quanto ao nível de conhecimento técnico ou formação acadêmica para realizar este curso. No entanto, é importante que você verifique o conteúdo programático acima para cerificar-se de que possui o embasamento e/ou a prática ideal para o bom aproveitamento das aulas.

Posso compartilhar meu login?
Não recomendamos que você compartilhe seu login, pois isso pode atrapalhar sua evolução no curso. A passagem de conteúdos na plataforma é personalizada com base na sua evolução individual.

Após a compra o acesso é imediato?
Sim, o acesso à plataforma é imediato. Você receberá um e-mail com login e senha, que permitirá acesso a todas as aulas, apostila para download e impressão e todos os demais conteúdos.

Este curso me dá direito a Certificado?
Nossos cursos contam com certificação de conclusão condicionada à participação de 100% do conteúdo, bem como a aprovação na prova final com mínimo de 75% de acertos. Os certificados são emitidos eletronicamente ao final das atividades e baixados pelo próprio aluno após conclusão e aprovação.

Confira aqui mais perguntas e respostas!

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